quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Concepções de Aprendizagem


Mediante a pesquisa sobre várias concepções de aprendizagem, constatei que a concepção que eu mais me identifico é a pedagogia nova, conhecida também como movimento escolanovismo ou escola nova. Segundo (Meksenas, 2005) o processo de aprendizado  não termina com a memorização das informações, mas com as descobertas dos caminhos que levaram os alunos a elas. Por isso o aluno, na pedagogia nova, passa ter papel ativo a se situar no mesmo nível que o professor, o que a relação entre ambos deva ser democrática. A pedagogia nova defende o princípio de que a melhor forma de preparar um indivíduo é fazer com que ele, em lugar de apenas acumular conhecimentos, aprenda a formar e como os conhecimentos são criados e organizados pelo indivíduo. Dessa forma o professor passa ser um orientador ao passo que o aluno assume um papel muito importante na sala de aula, isto é tem a mesma importância que o professor. Portanto o professor deve dar oportunidade para seus alunos interagir, pesquisar, buscar novos saberes para que eles possam criar, produzir conhecimento, em lugar de recebê-lo tudo pronto e acabado, uma boa relação entre professor e aluno garante uma aprendizagem agradável e prazerosa.          

Nenhum comentário:

Postar um comentário